segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Como é a Banca do SATED/PR

Muita gente veio me perguntando como é, o que deve fazer, porque,dicas... Aí surgiu a ideia de postar aqui no meu blog contando como é essa banca, para esclarecer as duvidas de todos os futuros atores profissionais.
Bom, primeiramente você entra em contato com o SATED do seu estado e pergunta quando será a próxima banca. Eles vão te passar uma lista de informações que você precisa saber e entre elas 10 textos dos quais você deve escolher 2 para encenar no dia da banca. Primeira dica: Leia todos os textos. Não de importância se eles são grandes ou chatos no começo, todos os textos são maravilhosos e você deve estudar todos para escolher o que encaixa melhor com você. No meu caso, eu escolhi de cara "A Navalha na Carne" sem ter conhecimento dos outros e tenho certeza que se tivesse feito minha banca com este, não teria passado. Por isso eu digo, leia e releia TODOS e estude bastante o personagem, o mesmo deve ter características parecidas com as suas, como idade, aparência...
Escolhido os textos e o ator que vai contracenar contigo, ensaie, mas ensaie muito. Eu estudei 4h horas por dia, todos os dias, durante um mês.. E por fim, fui conversar com minha diretora, para ver o que ela achava da cena. Segunda dica: Mostre a cena para um diretor antes da prova, afinal quem ta dentro não enxerga como quem está do lado de fora e é sempre bom ter uma outra opinião. Depois de todos esses ensaios é a semana da prova. Nos dois primeiros dias vão acontecer palestras sobre a historia do teatro para a prova teórica. Não se preocupe tanto com a mesma, ela é fácil, você deve apenas prestar bastante atenção nas palestras que aí vai se dar muito bem!
Chegou o dia da prova pratica. Terceira dica: não entre em panico e tente ao maximo se acalmar, pois o nervosismo é a primeira coisa a ser transmitida pela voz. Relaxa. Quarta dica: Ensaie a manhã toda, mas uma hora antes da banca não ensaie mais, apenas passe texto e se aqueça, mas aqueça MUITO. Voz, corpo, mente... Tudo deve estar em perfeita sintonia. Quinta dica: Use roupas neutras, como malha, é ótimo pois não esconde sua interpretação e você não perde tempo trocando de roupa. Quinta dica: Confie no seu potencial, você não está disputando vaga com ninguém, você só tem que mostrar o que sabe fazer de melhor e o que você ama!
No final das cenas, eles vão pedir para que você escolha um dos textos na mão dele e que você leia interpretando. Sexta dica: Não tente ler de cara colocando intenções, leia de forma branca e procure expressar-se de forma clara e não desesperadora. Se você tentar "encarnar" o personagem ali no momento, só vai se dar mal, pois se uma intenção não bater com a fala, você vai se desesperar e perder todo o texto.
Após a leitura você vai sentar no palco e eles vão ter uma conversa rápida com vocês, perguntam porque você quer ser atriz, porque quer o DRT, o que você pensa sobre o autor da obra e porque escolheu essa obra. Sétima dica: Responda de forma clara e rápida, não enrole, pois eles tem muito mais a fazer do que ficar escutando suas historias.
E é isso, você jamais vai saber se eles gostaram da sua cena, eles são brancos, não é possível ter uma leitura se quer do que eles estão pensando. Mas não se desespere, tudo vai dar certo! Você só tem que acreditar no seu potencial :D
Espero ter ajudado.
Obrigada, Poliana Anderle :*

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Atriz Profissional pelo SATED/PR 2011

Pois é pessoal valeu a pena todo aquele esforço, todos os dias de ensaio, os zilhões de textos lidos, as noites sem dormir, a caça por lugares para ensaiar... Tudo valeu a pena no momento em que eu abri a página do SATED e vi lá meu nome completo... APROVADA! Nossa, as pernas tremeram e a vontade de gritar foi enorme e a emoção veio, só não gritei porque já era 23:30 hahah
Agora que sou atriz profissional, tenho a esperança de que tudo vai mudar. Meu trabalho vai ser valorizado e eu vou ter a possibilidade de estar trabalhando em grandes peças, grandes filmagens... Meus objetivos estão sendo realizados, e eu agradeço muito a Deus e todas as pessoas que me apoiaram em todos os momentos dificílimos, pessoas que me ajudaram a erguer a cabeça e passar por todas as dificuldades que eu passei neste último mês. Só minha família e meu namorado sabem como foi difícil e o quanto eu chorei e pensei em desistir. Mas graças a eles, segui em frente! Obrigada também as minhas amigas que me apoiaram muito e acreditaram em mim. OBRIGADA GATINHOS!!! MUITO OBRIGADA!
E é isso pessoal, logo começo as postar sobre toda a minha jornada!
Obrigada, Poliana Anderle :*