segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Como é a Banca do SATED/PR

Muita gente veio me perguntando como é, o que deve fazer, porque,dicas... Aí surgiu a ideia de postar aqui no meu blog contando como é essa banca, para esclarecer as duvidas de todos os futuros atores profissionais.
Bom, primeiramente você entra em contato com o SATED do seu estado e pergunta quando será a próxima banca. Eles vão te passar uma lista de informações que você precisa saber e entre elas 10 textos dos quais você deve escolher 2 para encenar no dia da banca. Primeira dica: Leia todos os textos. Não de importância se eles são grandes ou chatos no começo, todos os textos são maravilhosos e você deve estudar todos para escolher o que encaixa melhor com você. No meu caso, eu escolhi de cara "A Navalha na Carne" sem ter conhecimento dos outros e tenho certeza que se tivesse feito minha banca com este, não teria passado. Por isso eu digo, leia e releia TODOS e estude bastante o personagem, o mesmo deve ter características parecidas com as suas, como idade, aparência...
Escolhido os textos e o ator que vai contracenar contigo, ensaie, mas ensaie muito. Eu estudei 4h horas por dia, todos os dias, durante um mês.. E por fim, fui conversar com minha diretora, para ver o que ela achava da cena. Segunda dica: Mostre a cena para um diretor antes da prova, afinal quem ta dentro não enxerga como quem está do lado de fora e é sempre bom ter uma outra opinião. Depois de todos esses ensaios é a semana da prova. Nos dois primeiros dias vão acontecer palestras sobre a historia do teatro para a prova teórica. Não se preocupe tanto com a mesma, ela é fácil, você deve apenas prestar bastante atenção nas palestras que aí vai se dar muito bem!
Chegou o dia da prova pratica. Terceira dica: não entre em panico e tente ao maximo se acalmar, pois o nervosismo é a primeira coisa a ser transmitida pela voz. Relaxa. Quarta dica: Ensaie a manhã toda, mas uma hora antes da banca não ensaie mais, apenas passe texto e se aqueça, mas aqueça MUITO. Voz, corpo, mente... Tudo deve estar em perfeita sintonia. Quinta dica: Use roupas neutras, como malha, é ótimo pois não esconde sua interpretação e você não perde tempo trocando de roupa. Quinta dica: Confie no seu potencial, você não está disputando vaga com ninguém, você só tem que mostrar o que sabe fazer de melhor e o que você ama!
No final das cenas, eles vão pedir para que você escolha um dos textos na mão dele e que você leia interpretando. Sexta dica: Não tente ler de cara colocando intenções, leia de forma branca e procure expressar-se de forma clara e não desesperadora. Se você tentar "encarnar" o personagem ali no momento, só vai se dar mal, pois se uma intenção não bater com a fala, você vai se desesperar e perder todo o texto.
Após a leitura você vai sentar no palco e eles vão ter uma conversa rápida com vocês, perguntam porque você quer ser atriz, porque quer o DRT, o que você pensa sobre o autor da obra e porque escolheu essa obra. Sétima dica: Responda de forma clara e rápida, não enrole, pois eles tem muito mais a fazer do que ficar escutando suas historias.
E é isso, você jamais vai saber se eles gostaram da sua cena, eles são brancos, não é possível ter uma leitura se quer do que eles estão pensando. Mas não se desespere, tudo vai dar certo! Você só tem que acreditar no seu potencial :D
Espero ter ajudado.
Obrigada, Poliana Anderle :*

3 comentários:

  1. Aaaaamei o post! minha banca eh hj as 14h45min. Infelizmente não poderei ensaiar pela manhã pois estarei trabalhando. Mas foi ótimo ter aproveitado esse tempo para ler suas dicas. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada querida! E aí, como foi a sua banca? Deu tudo certo? bjão

    ResponderExcluir
  3. adoraria ter lido o post, mas os passarinhos apesar de lindos, não deixarão !! fica a dica! :)

    ResponderExcluir